Saúde / BALANÇO 2021
03 de Março de 2022 15h01
Mais de 25 mil pessoas foram atendidas no ambulatório do Hospital Municipal de Cuiabá
O ambulatório do Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC) faz um balanço positivo no atendimento aos pacientes da capital e interior do Estado. Em média são recebidos 200 pacientes diariamente, divididos em mais de dez especialidades médicas. O balanço do ano de 2021 mostra que o ambulatório do HMC registrou 25.761 mil atendimentos. O maior e mais moderno hospital do Estado, instalado pela gestão Emanuel Pinheiro, já funciona há três anos.
"Comodidade, conforto à população, serviço de qualidade. Recorre à saúde pública quem não tem condições de pagar um plano privado ou é o SUS ou é o SUS para maioria esmagadora da nossa gente trabalhadora. Por isso, nosso compromisso tem que ser redobrado, trabalhando de manhã, de tarde e de noite", destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Segundo a ouvidora do HMC, Manuela Luzardo, o ambulatório foi muito bem avaliado pelos serviços prestados. Os 55 pacientes entrevistados no mês de janeiro do ano de 2022 avaliaram como ótimo os quesitos recepção com 83,64%, a parte de agendamentos 76,37%, equipe de enfermagem 82,35%, equipe médica 84,91%, estrutura física 90,91%, limpeza 87,27%, bio imagem 92,11%, demais profissionais da saúde 94,34% e avaliação geral 94,55%.
A coordenadora do ambulatório, Doramy Araújo, explica que 60% das consultas realizadas são via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS e 40% são vagas de retorno de pacientes atendidos no ambulatório. “Nossa prioridade é a humanização e a agilidade dos atendimentos. Quando o paciente sai do consultório já agendamos o retorno, em algumas situações muitos pacientes já realizam os exames na hora e já mostram para o médico, sem necessidade de nova regulação. Também agendamos o retorno via telefone, se o paciente preferir. Nossa demanda é alta, mas sem fila de espera”, informa.
Segundo a paciente Maricelma Ramos, 54 anos, que reside em Cuiabá, no Bairro Leblon, ela machucou o punho e foi encaminhada via central de regulação para consulta ortopédica no HMC. “Esse foi meu primeiro atendimento nesta unidade hospitalar, e foi excelente! O médico é ótimo! Fui muito bem avaliada por ele, e muito bem atendida por toda a equipe de funcionários”, diz.
O paciente Marcos Marcondes, 50 anos, diz que a estrutura física, limpeza e atendimento do HMC são ótimos. “Não tenho do que reclamar. Consultei com um excelente médico e fui muito bem recebido por todos”, ressalta. A idosa Elizabete Espinele, 60 anos, acompanhou o marido Marcos no atendimento ortopédico. Ela fez muitos elogios. “Esse é o melhor médico! Não é Deus, mas faz milagre! Eu já operei com ele há alguns anos e ele atendeu muito bem meu marido”, diz. “O HMC é bem limpo, ambiente aconchegante e os funcionários tratam a gente bem”, completa.
De acordo com o diretor geral, Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública- ECSP, que administra o HMC, a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro prioriza a qualidade dos serviços e a assistência ao paciente. “Recebemos muitos pacientes do interior do Estado, e a nossa preocupação é com o social também. Entregamos ticket refeição em consideração aos pacientes que demorarão horas para retornar à cidade de origem. Diariamente os pacientes elogiam tanto o atendimento quanto a parte estrutural e assistencial”, ressalta.
Ambulatório
O ambulatório do HMC funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Telefone para agendamento do retorno (65)3318-4811.