Ordem Pública / Atendimento
30 de Junho de 2016 08h30
Mutirão de Conciliação do Procon atende consumidores do Osmar Cabral
Os moradores dos 16 bairros atendidos pelo CRAS Osmar Cabral foram os mais recentes beneficiados com o já tradicional Mutirão de Conciliação do Procon Cuiabá, que desta vez atendeu cerca de 120 consumidores, nesta quarta-feira (29). Ao longo do dia, o órgão intermediou audiências de conciliação com a CAB Cuiabá e Energisa, além de oferecer orientação sobre questionamentos de qualquer natureza levados pelos interessados.
“Mais uma vez estamos aqui, trabalhando em favor da população. Ao levarmos nosso atendimento até os bairros, não apenas desburocratizamos a luta do consumidor pelos seus direitos, como garantimos que todos tenham acesso rápido à gestão pública. Nossos mutirões, que já fazem parte da nossa agenda anual de eventos, têm facilitado e muito a vida do cidadão cuiabano. Por aqui, idosos passam trazendo seus questionamentos, o que provavelmente não ocorreria se lhes fosse exigido um grande deslocamento. O objetivo dessas ações é facilitar a vida do consumidor, mostrando os caminhos para a conciliação e solução de seus conflitos e mais uma vez nossa missão foi cumprida”, afirmou Carlos Rafaela Carvalho, secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.
A iniciativa teve um efeito ainda maior para o CRAS Osmar Cabral, local escolhido para a realização dos atendimentos. Segundo Onilce Helena do Nascimento, coordenadora da unidade, o mutirão permitiu que mais pessoas também tivessem acesso aos projetos desempenhados pelo centro, que possui apenas dois meses de funcionamento no novo espaço.
“Este centro é recente e muitos ainda não sabiam qual era sua localização ou até mesmo quais as atribuições desenvolvidas por nós. Através do Mutirão de Conciliação, pudemos estender nosso atendimento, apresentando a unidade aos moradores, explicando o que fazemos e realizando o primeiro contato com o cidadão. Estamos muito satisfeitos com o resultado que a ação do Procon surtiu no nosso CRAS. O respaldo que tivemos dos consumidores que por aqui passaram foi excelente, principalmente pelo fato de termos nos apresentado de forma definitiva às comunidades, orientando aqueles que nutriam dúvidas sobre nossas serviços e fazendo uma ponte com cada um, nos colocando prontamente à disposição de oferecer todo o auxílio necessário”, revelou.
Dentre os serviços ofertados ao longo do mutirão, os interessados puderam requerer o enquadramento na Fatura Social, que garante quase 50% de redução nas contas de água e luz para famílias com condições financeiras precárias, parcelamento de dívida, reclamação da fatura e até mesmo parcelamento de multas, uma das exclusividades desta ação. Dentre outros benefícios ofertados para o consumidor, as empresas CAB Cuiabá e Energisa ofereceram também condições mais flexíveis para quitação de débitos, parcelamento sem correções de juros e descontos na fatura.
O evento também foi marcado pela presença da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, que encaminhou atendimentos específicos sobre o assunto e concedeu orientações a respeito de demandas de outras naturezas. “Nossa ênfase dispõe de orientar sobre conflitos com a CAB e Energisa, mas nossa prerrogativa é pensar no bem-estar da comunidade. Portanto, ao longo do dia realizamos todo tipo mediação, dando os caminhos corretos para a solução de conflitos ligados ao direito de família, problemas com telefonia, entre outros”, falou Giovana Scherner, membro da comissão.
Para a dona de casa Elizete Cutairo Manuaia, ter a oportunidade de resolver seu problema sem sair de casa é um alívio, principalmente por suas debilitações na saúde. “É muito exaustivo ter que ir até o centro para solucionar minha questão e com o mutirão aqui, vou poder contar com a ajuda de um profissional capacitado, que vai mediar minha negociação com a Energisa”, concluiu.