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Ordem Pública / Mutirão Procon Você

22 de Setembro de 2015 15h34

Mutirão facilita acesso de moradores do Pedra 90 aos direitos do consumidor

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Os moradores do bairro Pedra 90 receberam nesta terça-feira (22), a primeira visita do “Mutirão Procon Você”, que visa levar atendimentos e orientação às quatros regiões da Capital. Ao longo do dia, os consumidores locais puderam abrir denúncias por má prestação de serviço, além de regularizar seus débitos em rápidas audiências realizadas com equipes da Energisa e CAB Cuiabá, que foram intermediadas pelo Procon municipal. 

“Estamos facilitando o acesso do consumidor aos seus direitos, trazendo o atendimento do órgão municipal até a comunidade. Muitos aqui enfrentam dificuldades para solucionar alguns conflitos, principalmente em se tratando de fornecimento de água e energia. No mutirão, os interessados podem resolver suas pendências sem se deslocar demais e ainda com vantagens de negociação especiais preparadas apenas para esta iniciativa”, afirma Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon Cuiabá.

A facilidade e agilidade para solucionar as pendências dos contribuintes é um dos pontos altos do mutirão, segundo Érica Pereira Carvalho, assistente administrativo da CAB Cuiabá. Para ela, “a ação permite a renegociação de dívidas sem multa e juros, quando o caso estiver pendente por muito tempo e o morador estiver com dificuldades graves para arcar com todo o custo. Estamos abertos para o diálogo, dando suporte para o munícipe quitar seus débitos da forma mais viável”, contou.

Acompanhadas por advogados membros da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MT, as audiências visam tornar a relação entre consumidor e empresa mais equilibrada, sem exigências pesadas demais para o contribuinte, visando encaminhar a situação para uma solução adequada para ambos os lados.

Para Fábio Pereira da Silva, analista comercial da Energisa, direcionar as audiências para um fim definitivo, com descontos especiais, diferencia o “Mutirão Procon Você” de outras ações, se tornando uma oportunidade única.

“Estamos fazendo acordos com condições que o consumidor não encontrará quando se deslocar à Energisa. Além disso, aqui os moradores podem transferir contas e regulamentar a situação do fornecimento de energia e água em sua residência. Essa iniciativa aproxima o cidadão de seus direitos de forma bem particular e eficaz”, afirmou.

Para os moradores, a iniciativa está aprovada e permitiu que Sônia Cristina da Silva, profissional no setor de serviços gerais, pudesse regularizar, após 10 anos, a situação da sua conta de água. “Já sou proprietária da casa em que moro e até hoje recebo os boletos de pagamento com o nome da primeira moradora. Demorei muito tempo para passar o documento para o meu nome e o mutirão me permitiu regularizar minha situação sem sair do bairro”, concluiu.

O mutirão de atendimentos também foi marcado por uma palestra sobre Direito do Consumidor, realizada com alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Rafael Rueda. O próximo bairro a receber a ação será o CPA I (região norte da Capital), nesta quinta-feira (24).